quinta-feira, 17 de março de 2011

Religião
Os roma não têm uma religião própria, um deus próprio, sacerdotes ou cultos originais. Parece singular o fato de que um povo não tenha cultivado, no decorrer dos séculos, crenças em uma divindade particular, nem mesmo primitiva, do tipo antropomórfico ou totêmico. O mundo do sobrenatural é constituído pela presença de uma força benéfica, Del ou Devél, e de uma força maléfica, Beng, contrapostas, numa espécie de zoroastrismo, provável resíduo de influências que esta crença teve sobre grupos que, em época remota, atravessaram o Irã. Ademais, as crenças ciganas incluem uma série de entidades, cuja presença se manifesta sobretudo à noite. Mas, em geral, os roma parecem ter-se adaptado, ao longo da história, às confissões vigentes nos países que os hospedaram, embora sua adesão pareça ser exterior e superficial, com maior atenção aos aspectos coreográficos das cerimônias, como as procissões e as peregrinações, próprias de uma religiosidade popular, sobretudo católica. Um sinal de mudança se dá pela difusão do movimento pentecostal, ocorrida a partir dos anos 1950, através da Missão Evangélica Cigana, surgida na França. Em seguida a isso, registram-se todavia profundas lacerações no interior de muitas famílias, devido às radicais mudanças de costume que a adesão a essa religião impõe, dada a natureza fundamentalista do movimento religioso em questão. Tais imposições muitas vezes acabam por induzir os roma a uma recusa de suas peculiaridades culturais.

[editar] Idiomas

Distribuição histórica dos povos de Língua romani na Europa.
A maioria dos roma fala algum dialeto do romani, língua muito próxima das modernas línguas indo-europeias do norte da Índia e do Paquistão, tais como o prácrito, o marati e o punjabi.
Tanto o sistema fonológico como a morfologia podem ter sua evolução facilmente reconstruída a partir do sânscrito. O sistema numeral também reflete parcialmente o vocabulário sânscrito. Com as migrações, os roma levaram sua língua a várias regiões da Ásia, da Europa e das Américas, modificando-a. De acordo com as influências recebidas, distinguem-se dialetos asiáticos de europeus. Entre as línguas que mais influenciaram nas formas modernas do romani estão o grego, o húngaro e o espanhol.[carece de fontes?]

[editar] Educação

"Aumentar o sucesso dos ciganos , do povo roma e das crianças nómadas é responsabilidade de todos dentro do sistema de educação, uma importante medida na eficácia das políticas de combate à exclusão escolar e social." Segundo o relatório de Ofsted de 1999, os alunos ciganos de famílias itinerantes apresentam resultados mais baixos que os de qualquer grupo étnico minoritário e são o grupo de maior risco no sistema de ensino no Reino Unido. O relatório Swann revela diversos factores que influenciam a formação de crianças ciganas da mesma forma que influenciam outros grupos minoritários étnicos. Entre estes factores, os que têm maior peso foram identificados como o racismo e discriminação, mitos, estereótipos e a necessidade de uma maior ligação das escolas com os pais das crianças ciganas. [27][28] [29][30][31]
No Brasil, Mirian Stanescon foi a primeira cigana a a se formar num curso superior. Formou-se em direito na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, em 1973.[32]

[editar] Maiores concentrações rom no mundo

PaísPopulação rom (est.)Referência
Albânia70.000[33]
Alemanha110.000 – 130.000[34]
Argentina300.000[35]
Brasil678.000 (est. do governo) – 1.000.000[36][37]
Bulgária370.908 (censo) ou 700.000 – 800.000[38][39]
Canadá80.000[40]
Espanha600.000 – 800.000[41]
Estados Unidos1.000.000[42]
França280.000 – 340.000[43]
Grécia300.000-350.000[44] [45]
Hungria189.984 ou 450.000 – 600.000[46]
Índia2.274.000[47][48]
Irã110.000[49]
Itália90.000 – 110.000[50]
Macedônia53.879 - 260.000[51][52]
República Tcheca11.746 (censo) ou 220,000[53][54]
Turquia5.000.000[55]

[editar] Cultura

Debret, Interior de casa cigana (c. 1820).
Os roma não representam, como já se salientou, um povo compacto e homogêneo. Mesmo pertencendo a uma única etnia, existe a hipótese de que a migração desde a Índia tenha sido fracionada no tempo e que, desde a origem, eles fossem divididos em grupos e subgrupos, falando dialetos diferentes, ainda que afins entre si. O acréscimo de componentes léxicos e sintáticos das línguas faladas nos países que atravessaram no decorrer dos séculos acentuou fortemente tal diversificação, a tal ponto que podem ser tranquilamente definidos como dois grupos separados, que reúnem subgrupos muitas vezes em evidente contraste social entre si.
As diferenças de vida, a forte vocação ao nomadismo de alguns, contra a tendência à sedentarização de outros pode gerar uma série de contrastes que não se limitam a uma simples incapacidade de conviver pacificamente. Em linhas gerais poder-se-ia afirmar que os sintos são menos conservadores e tendem a esquecer com maior rapidez a cultura ancestral. Talvez este fato não seja recente, mas de qualquer modo é atribuído às condições socioculturais nas quais por longo tempo viveram.
Em comunicação apresentada durante o encontro Ciganos no século XXI, realizado em Lisboa, em setembro de 2010, o espanhol Santiago González Avión, diretor da Fundação Secretariado Cigano, na Galiza, [56] apontou as divisões entre as próprias comunidades ciganas. "Entre os ciganos de nacionalidade espanhola, a fragmentação é forte. Galegos e castelhanos dividem-se. E há discriminação também entre os ciganos transmontamos, de nacionalidade portuguesa, e os espanhóis", apontou González. O documento também denuncia a situação de pobreza e exclusão social destes grupos. [19]
Uma jovem cigana húngara executa uma dança típica.
Quanto aos roma de imigração mais recente, nota-se, ao invés, uma maior tendência à conservação das tradições, da língua e dos costumes próprios dos diversos subgrupos. Sua origem, de países essencialmente agrícolas do leste europeu, favoreceu certamente a conservação de modos de vida tradicionais. Antigamente era muito respeitado o período da gravidez e o tempo sucessivo ao nascimento do herdeiro; havia o conceito da impureza ligada ao nascimento, com várias proibições para a parturiente. O aleitamento ainda dura muito tempo, às vezes se prolongando por alguns anos.
No casamento, tende-se a escolher o cônjuge dentro do próprio grupo ou subgrupo, com notáveis vantagens econômicas. É possível a um rom casar-se com uma gadjí, isto é, uma mulher não-rom, a qual deverá porém submeter-se às regras e às tradições rom. Vige naturalmente o dote. No grupo dos sintos, geralmente o casamento é precedido pela fuga do casal. Aos filhos é dada uma grande liberdade, mesmo porque logo deverão contribuir com o sustento da família e com o cuidado dos menores. No que se refere à morte e aos ritos a ela conexos, o luto pelo desaparecimento de um companheiro dura em geral muito tempo. Entre os sintos parece prevalecer o costume de se queimar a kampína (o trailer) e os objetos pertencentes ao morto. Entre os ritos fúnebres praticados pelos roma está a pomána, banquete fúnebre no qual se celebra o aniversário da morte de uma pessoa. A abundância de alimento e bebidas exprime o desejo de paz e felicidade para o defunto.
As Caravanas - Acampamento cigano em Arles, França, pelo pintor Vincent van Gogh.
Além da família extensa, entre os roma encontramos a kumpánia, ou seja, o conjunto de várias famílias (não necessariamente unidas entre si por laços de parentesco) mas todas pertencentes ao mesmo grupo, ao mesmo subgrupo ou a subgrupos afins.
O nômade é por sua própria natureza individualista e mal suporta a presença de um chefe: se tal figura não existe entre os roma, é entretanto devido o respeito para com os mais velhos, que sempre são solicitados a dirimir eventuais controvérsias.
Entre os roma, a máxima autoridade judiciária é constituída pelo krisnitóri, isto é, por aquele que preside a kris. A kris é um verdadeiro tribunal rom, constituído pelos membros mais velhos do grupo, que se reúne em casos especiais, para resolver problemas delicados, envolvendo controvérsias matrimoniais ou ações que resultem em danos a membros do grupo. Na kris podem participar também as mulheres, que são admitidas para falar. A decisão cabe aos anciãos designados, presididos pelo krisnitóri. Ouvidas as partes litigantes, é punida a parte culpada.
Em tempos recentes a controvérsia se resolve, em geral, com o pagamento de uma soma proporcional ao tamanho da culpa. No passado, se a culpa era particularmente grave, a punição podia consistir no afastamento do grupo ou, às vezes, em castigos corporais.

[editar] Ciganos famosos

São várias as pessoas de etnia cigana que, em diversas partes do mundo, destacaram-se em áreas tão diversas como literatura, escultura, música, desporto ou ciências. Outras pessoas como o actor Michael Caine, Sofia Kovalevskaya ou o prémio Nobel Schack August Steenberg Krogh têm antepassados ciganos.[57] [58]

[editar] Ver também

Referências

  1. Rom. Encyclopædia Britannica Online. Página visitada em 2010-09-15. "Segundo a Encyclopaedia Britannica, a população roma total estimada é de dois a cinco milhões de pessoas em todo o mundo."
  2. Romani, Vlax. Página visitada em 2010-09-15. "Lewis, M. Paul (ed.), 2009. Ethnologue: Languages of the World, Sixteenth edition. Dallas, Tex.: SIL International. Segundo estimativa do linguista rom Ian Hancock, havia 6 a 11 milhões de ciganos no mundo, em 1987 ."
  3. Monitoring the accession process: minority protection. The Situation of Roma in Spain (pdf). Open Society Institute (2002). Página visitada em 22-11-2010. "O governo espanhol estima o número de 'gitanos' em, no máximo, 650.000."
  4. Censo da România 2002: 535.140 Roma
  5. Situation of Roma in France at crisis proportions. EurActiv Network (07 December 2005). Página visitada em 15-09-2010. "População rom na França é oficialmente estimada em aproximadamente 500.000 pessoas."
  6. População por distrito e grupo étnico em 01.03.2001 (05.01.2004). Página visitada em 2010-09-15. "Censo 2001 da Bulgária: 370.908 Roma"
  7. População segundo a nacionalidade ou grupo étnico. Escritório Central de Estatística da Hungria. Página visitada em 2010-09-15. "Censo 2001 da Hungria: 205.720 Roma/Bea"
  8. A população rom da Grécia é oficialmente estimada em 200.000.. Comissão da República Nacional Helênica para os Direitos Humanos. Página visitada em 2010-09-15.
  9. Censo 2002 da Sérvia: 108.193 Roma. (pdf). República da Sérvia, Escritório de Estatística da República (24 de dezembro de 2002). Página visitada em 17-09-2010.
  10. Ethnologue - Angloromani
  11. Censo 2001 da Eslováquia.
  12. The 2002-census reported 53,879 Roma and 3,843 'Egyptians'. Republic of Macedonia, State Statistical Office. Página visitada em 2010-09-17.
  13. Gall, Timothy L. (ed). Worldmark Encyclopedia of Culture & Daily Life: Vol. 4 - Europe. Cleveland, OH: Eastword Publications Development (1998); pp. 316, 318 :"Religião: uma base de hinduísmo, com uma sobreposição de cristianismo ou de islamismo (religião do país hospedeiro)." "Crenças religiosas roma estão fundamentadas no hinduísmo. O povo roma acredita em um equilíbrio universal, chamado kuntari ... Apesar de 1.000 anos de separação da Índia, o povo roma ainda pratica o shaktismo, o culto de um deus através do seu cônjuge feminino ...... "
  14. Declaração do Povo Rom (Ciganos) aos Povos, Governos e Estados das Américas. (em português). Minga Informativa de Movimientos Sociales. Página visitada em 2008-05-25.
  15. Música e Cultura Cigana.
  16. On the Indic Language and Origin of the Gypsies, por Johann Christian Christoph Rüdiger.
  17. A brief history of Romani linguistics.
  18. Ian F. Hancock, Siobhan Dowd, Rajko Djurić. The roads of the Roma: a PEN anthology of gypsy writers.. Hatfield, United Kingdom: University of Hertfordshire Press, 2004. 14–15 p.
  19. a b c Dez séculos de discriminação, por Mário de Queiroz. Outras Palavras, 08 de outubro de 2010 (originalmente publicado pela Agência IPS em 11 de setembro de 2010, como Roma Conference Decries Government-Led Discrimination).
  20. Romani (pdf). Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Elsevier. Página visitada em 2009-08-30.
  21. Traveller and Roma Collection at the University of Limerick
  22. Gênesis 9:25
  23. ARAD, Yitzhak Belzec, Sobibor, Treblinka - the Operation Reinhard Death Camps. Indiana University Press, 1987, pp. 150-153. ISBN 0-253-3429-7
  24. Parlamento Europeu e Comunidade Roma
  25. « Roms et gens du voyage : Sarkozy durcit le ton », Le Parisien, 29 de julho de 2010.
  26. « Roms: Sarkozy veut un apaisement de la polémique, maintient les expulsions », AFP, 25 de agosto de 2010.
  27. The Inclusion of Gypsy, Roma and Traveller children and young people
  28. Aiming High: Raising Achievement of Ethnic Minority Pupils
  29. Raising Achievement of Ethnic Minority Pupils
  30. Friends, Families and Travellers
  31. Council of Europe Education of Roma children
  32. Os ciganos modernos. ISTOÉ, 18 de junho de 2008.
  33. Center for Documentation and Information on Minorities in Europe - Southeast Europe (CEDIME-SE). Minorities in Southeast Europe. Roma of Albania
  34. Liégeois, Jean-Pierre (1994). Roma, Tsiganes, Voiageurs (em francês). Conseil de l'Europe, 34.
  35. Tchileva, Druzhemira (2004-11-16). Emerging Romani Voices from Latin America (em inglês). European Roma Rights Centre.
  36. UNHCHR. Commission on Human Rights. Sub-Commission on Promotion and Protection of Human Rights. Working Group on Minorities.The Rom in the Americas, por Jorge Bernal, 5 de maio de 2003.
  37. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Artigos sobre ações do governo brasileiro visando a inclusão social dos ciganos
  38. População por distrito e grupo étnico em 01.03.2001.
  39. Minorities
  40. Lee, Ronald (Outubro de 1998). Roma in Canada fact sheet (em inglês). Roma Community Centre.
  41. The Gypsies
  42. UNHCHR. Commission on Human Rights. Sub-Commission on Promotion and Protection of Human Rights. Working Group on Minorities.The Rom in the Americas, por Jorge Bernal, 5 de maio de 2003.
  43. Liégeois, Jean-Pierre (1994). Roma, Tsiganes, Voiageurs (em francês). Conseil de l'Europe, 34.
  44. República Helênica. Comissão Nacional de Direitos Humanos. Relatório 2000 (em grego).
  45. [1]
  46. Hungary's Strategic Audit 2005. (em inglês)
  47. Joshua Project. Distribuição da população Hindu Banjara, o maior grupo cigano da Índia (em inglês).
  48. Lambanis or Gypsies
  49. Iran gypsy population.
  50. Liégeois, Jean-Pierre (1994). Roma, Tsiganes, Voiageurs (em francês). Conseil de l'Europe, 34.
  51. Census of Population, Households and Dwellings in the Republic of Macedonia, 2002.
  52. At Risk: Roma and the Displaced in Southeast Europe. CHAPTER 1.1 Roma in the Balkan context.
  53. Censo habitacional 2001
  54. Roma na República Checa a partir de 1989 (em tcheco).
  55. Artigo com alguns números sobre grupos étnicos que vivem na Turquia (em turco). Milliyet, 6 junho de 2008.
  56. Santiago Gonzalez Avión. "Las condiciones de inclusión de las poblaciones gitanas de Galicia".
  57. Ciganos no Mundo
  58. Famous Gypsies.

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